Novidades!

Blog de Marketing - Acesse o Blogteco sempre e confira os posts de Marketing e Propaganda mais bacanas da Net! Não se esqueça de atualizar a página (tecla- F5)
LR Marketing | Promova sua página também

terça-feira, 1 de abril de 2008

Site mostra os 50 anúncios mais chocantes

Achei Essa matéria na net e como gostei muito resolvi publicar ela na integra.
No final tem o link direto pra matéria original!

O site canadense Trend Hunter Magazine, especializado em publicidade, fez uma seleção de 50 anúncios chocantes, que foram lembrados, segundo a publicação, por serem perturbadores ou, no mínimo, controversos. Entre os escolhidos estão material para meios impressos, comerciais de TV, anúncios virais e ações de "guerrilha" feitas pelas agências. Brasileiro est´ana lista

Chocantes: veja fotos de Conscientização »

Chocantes: veja fotos de TV e filmes »

Chocantes: veja fotos de Produtos »

Chocantes: veja fotos de Política »

Chocantes: veja fotos de Embalagens e marcas »



Chocantes: veja fotos de Safados e nojentos


Um braço segura o DVD de 'A prova de morte' em campanha de lançamento do filme

A lista da revista foi separada em categorias. Na primeira delas, denominada conscientização, está um anúncio de mídia alternativa feito para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, mas que não foi veiculado como publicidade do órgão. Na proposta de ação, foi colado um adesivo simbolizando uma pessoa atropelada no pára-brisa de um ônibus com a inscrição "atravesse na faixa".
Outro anúncio na categoria foi um para sensibilizar sobre a caça das baleias, que ainda acontece em países como Noruega, Japão e Islândia. Para chocar ao público, um cartaz simbolizando o animal foi colado na parede e, em alto relevo, foram colocadas vísceras para mostrar a "matança".
Uma ação de conscientização contra a aids na França também foi considerada chocante pela Trend Hunter. Os anúncios impressos mostram um homem fazendo sexo com um escorpião gigante e uma mulher recebendo sexo oral de uma tarântula. O objetivo das peças era mostrar o risco de se fazer sexo sem camisinha.
Outros dois comerciais impressos incluídos na lista tratam de temas relacionados à infância. Em um deles, meninas com corpos já formados são utilizadas para alertar para o estupro presumido - ato de fazer sexo com meninas menores de 12 anos nos Estados Unidos, mesmo com o consentimento da adolescente. A outra peça é um outdoor que mostra um brinquedo sujo de sangue e prega controle dos pais na hora de punir seus filhos.
A Cruz Vermelha da Austrália está presente na relação dos anúncios chocantes com um anúncio para incentivar a doação de sangue no país. Embora a Trend afirme se tratar de um anúncio impresso, a revista destaca que pequenas caixas de plástico cheias de sangue, como aquelas feitas para depositar moedas, com a inscrição "dinheiro não é tudo" seriam uma forma "eficiente" de conscientização.
A organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta, da sigla em inglês) entrou no ranking da revista com dois anúncios: um impresso que mostra uma pessoa dentro de uma embalagem de carne e outro para a TV que exibe uma modelo se despindo para falar da causa da entidade. A cena é interrompida antes de ela ficar nua por imagens de maus tratos à animais.
Do leste europeu, há uma peça em mídia alternativa feita pela associação de proteção das mulheres da Romênia. No anúncio, que usa um telefone público, o gancho do aparelho é uma mão que atinge a face de uma mulher.
Entre os outros anúncios na categoria conscientização, há peças para o controle do tabagismo, distorção da imagem feminina na mídia, estupros, o ato de urinar em público, uso de aids para vender moda e um anúncio de camisinha que usa o slogan "o dia seguinte é mais seguro para quem usa preservativo".
ProdutosNa categoria de publicidade chocante utilizada para anunciar produtos, a revista separou desde anúncios para sutiãs esportivos - com fotos de mulheres com machucados no rosto pelo balançar dos seios - até peças de TV para anunciar absorventes internos femininos que mostram uma mulher "secando" a água de uma piscina pelo poder absorvente do produto.
Ainda neste segmento, há o anúncio de um videogame que mostra como soldados gostariam da função "tentar de novo" nos campos de batalha. Também há a publicidade de um carro híbrido, menos poluente, que mostra donos do veículo fazendo coisas erradas, mas com o slogan "pelo menos eles poluem menos". Outro comercial da categoria é o de uma cafeteria, que mostram um escorpião feito com grãos de café subindo pela face de uma mulher.
'Safados, crus e nojentos'Na categoria, há anúncios de mulheres sendo "aliciadas" por animais na Alemanha, peças de sexo "acima da média" da Dolce & Gabbana. A marca, inclusive, é lembrada por um anúncio com tendências violentas de homens com relação a mulheres e que foi duramente criticado pela Anistia Internacional.
Entre os selecionados, também há vários virais de famosos, como o de Sarah Silverman dizendo ao ex-namorado que está 'transando' com Matt Damon. Há também a resposta dele, dizendo que passou a transar com Ben Affleck.
A empresa de produtos de moda Tom Ford é citada pela Trend em três anúncios: dois deles com mulheres com suas partes íntimas cobertas por produtos da marca e outro polêmico com uma modelo agredindo um homem.
A categoria também tem um "peludo" Burt Reynolds pelado, câmeras indiscretas instaladas em banheiros para um viral e pessoas vestidas de animais simulando sexo para a Virgin.
Filmes e TVTalvez o maior representante deste segmento, apontado pela revista, seja o marketing de guerrilha feito pelo filme "A prova de morte" de Quentin Tarantino. A publicidade consistiu em espalhar uma série de braços cortados de mentira segurando o DVD do título na cidade de Amsterdã, na Holanda.
Outra ação da categoria inclui o beijo entre Jennifer Aniston e Courtney Cox (Rachel e Monica do seriado Friends) para promover uma nova série de TV.
PolíticaEntre os anúncios de cunho político, a Trend escolheu um comercial que mostra George W. Bush, Sílvio Berlusconi, Hugo Chávez e Sócrates sendo silenciados com uma mordaça vermelha. Outra peça que "homenageia" o presidente americano foi lançada na Nova Zelândia e usa a imagem dele para promover o filme American Psycho (Psicopata Americano).
Na Bélgica, uma universidade usou uma foto alterada pelo Photoshop mostrando uma fusão de Hillary Clinton e Barack Obama em prol da instituição.
Embalagens e rótulos Entre as embalagens e rótulos que mais chocaram a revista escolheu as balas refrescantes da Hershey's que pareciam drogas como cocaína, heroína e crack. Outro escolhido foi o frasco do gel Gorilla Snot (baba de Gorila) que abusou do conceito de que as pessoas passam qualquer coisa no cabelo desde que "funcione".
Outra "série" que entrou na lista foi o "faça você mesmo", que trouxe livros como "Faça sua mãe uma estrela pornô", "Como matar um completo estranho", entre outros.
Para fechar a relação da Trend, foi escolhida uma nova forma de propaganda que está sendo difundida em Nova York: a "ass-vertise" (publicidade no bumbum). O lema da nova empresa é "se você quer ser visto, esteja onde todos vão olhar".
Um braço segura o DVD de 'A prova de morte' em campanha de lançamento do filme


Fonte: Terra Invertia :http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200804011832_RED_73821978






2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celulite, I hope you enjoy. The address is http://eliminando-a-celulite.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Nice brief and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.